Apêndice

O ALFABETO
Consta o alfabeto de interlingua de todas as 26 letras do alfabeto tradicional romano, a saber:
a (a), b (be), c (se, tse), d (de), e (é), f (éf), g (ge), h (hacha), i (i), j (jóta), k (ka), l (él), m (ém), n (én), o (ó), p (pe), q (ku), r (er), s (és), t (te), u (u), v (ve), w (duple v), x (iks), y (i grec, ípsilon), z (zéta, zed)

PRONÚNCIA

c
como [k], antes de *a, o, u*: *occasion* (ocasião), *caffe* (café), *corbe* (cesto), *cultura*.
Soa [s] ou [ts] antes de *e, i, y*: *concerto, cidra, cyclo*; *cc* antes de *e, i, y* soa como [ks] ou [kts]: *accento, accessibile* (acessível), *occidente*.
É mudo antes de *qu*: *acquesto* (aquisição), *acquirer* (adquirir).
ch
como [k], geralmente, mas também [ch], [tch], conforme a origem da palavra: *architecto, chaos, psyche, schola, Christo, chloro, technica; charmante* (encantador) [ch], *China* [ch], *checo* (tcheco) [tch].
d
[d]: *danese* (dinamarquês), *detalio* (detalhe, minúcia), *dozena* (dúzia), *duo* (dois).
e
é geralmente aberto quando acentuado, exceto quando final seguido de *r: hepate* (fígado), *pergola, maestro* (professor; mestre).
Mas: *dicer* (dizer), *haber* (ter, haver).
É fechado quando não acentuado: *indigena, numero, declarar*.
g
[g]: *gallo, grande, signo*. Mas geralmente soa [j] antes de *e, i, y* e nos sufixos *-age, -agiar, -agiose*, *agente, collegio, gyro; passage* (passagem), *viagiar* (viajar), *avantagiose* (vantajoso).
Em algumas palavras o *gi* pronuncia-se [j]: *forgia* (forja), *mangiar* (comer, manjar), *legier* (leve).
gu
geralmente soa [gw]: *guerra, guida* (guia), *guanto* (luva), *guarita, reguardar* (olhar para; considerar). Mas: *guitarra *[gi-].
h
é aspirado: *homine* (homem), *hymno* (hino), *hangar, heraldo* (arauto).
j
como *j* português: *julio* (julho), *jaco* (paletó), *major* (maior; major).
qu
soa [kw], geralmente: *question* (pergunta), *sequer* (seguir), *quinte* (quinto), aquila* (águia), *cinque* (cinco), *aqueducto*. Mas soa [k] em *que, qui*.
l
como [l] português: *nihil* (nada), *cereal, sol, ulmo* (olmo, olmeiro).
m, n
não nasalizam a vogal precedente: *hymno, gemma* (gema), *button* (botão), *plan* (plano; simples).
o
é geralmente aberto quando acentuado, exceto quando final seguido de *r: aurora, petroleo, optime* (ótimo). Mas: *honor* (honra), *color* (cor), *scriptor* (escritor).
É fechado quando não acentuado: idolo, notario, snobismo*.
ph
como [f]: *phase* (fase), *physica* (física), *phoca* (foca).
r
como [r] na palavra "para": *rosa, rana* (rã), *area, verbo*.
rr
como [rr] em português ou francês: *marron *(marrom),* terra, carretta, arrivar* (arribar; chegar).
rh
como [r]: *rhythmo* (ritmo), *rhapsodia* (rapsódia), *Rheno* (Reno).
s
entre vogais, como [z]; nos outros casos como [ss]: *poesia, casa, naso* (nariz), *mesura* (medida). Mas: *sex* (seis), *summa* (soma), *dense* (denso).
ss
como [ss] português: *massa, dissipar, presso* (junto de).
t
como [t]: *actor, preter* (ao longe), *cata* (cada).
ti
nas terminações *-tion, -tia, -tio* como [ci]: *action* (ação), *reverentia* (reverência), *exercitio* (exercício).
th
como [t]: *mentha* (menta, hortelã), *throno* (trono), *theatro* (teatro).
w
como [v] nas palavras de origem germânica; como [u] (pronunciado ràpidamente) nas palavras de origem inglesa: *wagon* (carro; vagão) [u], *west* (oeste) [u].
x
como [ks]: *nexo, exito*.
y
soa como [i], ou [i] semi-vogal quando preceder outra vogal: *myrto* (mirto, murta), *Egypto* (Egito); *essayo* (ensaio).

ORTOGRAFIA
Pode usar-se a ortografia simplificada, a saber:
Consoantes dobradas podem ser eliminadas, exceto *cc* antes de *e* ou *i*, e *rr* e *ss*: *buca* (*bucca* = boca), *comercio* (*commercio*), *agreder* (*aggreder* = agredir), *rato* (*ratto*), *antena* (*antenna*), *argila* (*argilla*), *sabato* (*sabbato* = sábado), *aportar* (*apportar* = trazer), *cofro* (*coffro* = baú).
Mas: *acceptar* (aceitar), *occidente; carro, passo.*
Mantém-se o *c* antes de *-tion*, derivados e antes de *t*: *fiction* (ficção), *section* (secção), *action* (ação), *instructor* (instrutor), *lecto* (leito).
O grupo *ch* pode substituir-se por *c*, *ph* por *f*, *rh* por *r*, *th* por *t*, *xh* por *x*: *cloro* (*chloro*), *Cristo* (*Christo*), *faro* (*pharo* = farol), *frase* (*phrase*), *retorica* (*rhetorica*), *tesauro* (*thesauro* = tesouro), *exeredar* (*exheredar* = deserdar).
Mas o *ch* antes de *e* e *i* quando soa [k] mantém-se: *cherubim* (querubim), *chimera* (quimera), *chimia* (química).
O *y* pode substituir-se por *i*: *Abissinia* (*Abyssinia*), *cigno* (*cygno* = cisne).
Mas conserva-se nas palavras de origem inglesa: *yard* (jarda), *York, yacht* (iate).

ACENTO
1. Recai, na maioria dos casos, na vogal que precede a última consoante; o *s* do plural não altera a regra:
*action, doctor* (doutor; médico), *general* (geral; general), *generator* (gerador), *continue* (contínuo), *individuo, individual, individualitate* (individualidade), *generatores*.
2. As palavras terminadas em *m* e *s* fogem à regra geral:
album, etiam* (também), *idem, memorandum* (memorando), *nunquam* (nunca), *radius* (rádio), *bronchitis* (bronquite), *minus* (menos), *pathos* (doença), *prognosis* (prognose), *satis* (bastante). Mas: *autobus* (auto-ônibus), *matras* (colchão).
3. As palavras terminadas em *-le, -ne, -re* têm a tônica na antepenúltima sílaba:
*volatile* (volátil), *lumine* (luz; claridade), *corpore* (corpo).
4. Nas palavras formadas com os sufixos *-ic, -ica, -ico, -ide, -ido, -ula, -ulo* a tônica recai na sílaba que precede tais sufixos:
*harmonic, physica, mechanico, lucide* (lúcido; claro; luminoso), *frigido* (frio), *radicula, pendulo*.
5. Os sufixos *-issime, -esime, -ifere, -ologo* têm a acentuação em sua primeira sílaba:
*clarissime, centesime, prolifere, sociologo*.

USO DAS LETRAS MAIÚSCULAS
Empregam-se:
1. Nos nomes de pessoas: *Josephina, Adriana, Eduardo*.
2. Nos nomes de dias e períodos especiais: *Natal, Pascha* (Páscoa), *le Die del Mortos, Renascentia, le Olympiada*. Mas não nos nomes dos dias da semana e nos dos meses: *dominica* (domingo), *lunedi* (segunda-feira), etc., *januario* (janeiro), *februario* (fevereiro), etc.
3. Nos nomes geográficos: *Portugal, America del Nord, Colosso de Rhodos*. Mas não nos derivados: *le lingua portugese, un portugese, le nordamericano*.
4. Nos nomes de estados, com os adjetivos destes: *Le Statos Unite* (Os Estados Unidos), *le Republica Federative Brasilian, le Citate* (cidade) *Vatican, le Vaticano*.
5. Nos nomes de sociedades e instituições: *Le Consilio National, le Academia de Litteras* (Letras), *le Societate Svedese pro Interlingua* (A Sociedade Sueca para a Interlingua).
6. Nos nomes de reis, imperadores, etc.: *Don Petro II, Tsar Petro le Grande, Prince de Galles* (Príncipe de Gales).


1. Formação dos Substantivos
1. Os substantivos que indiquem "estado" ou "ação" formam-se ajuntando-se suffixos, como *-ata (-ita), -ation (-ition), -antia (-entia), -age, -mento*:
a) *volar* (voar) *volata* (vôo)
b) *formar formation*
c) *ignorar ignorantia*
d) *barrar barrage* (barragem)
e) *accompaniar* *accompaniamento*

2. Os substantivos que indiquem o "agente", formam-se, na maioria dos casos, ajuntando-se *-or*:
*leger* (ler) *lector* (leitor)
*ager* (agir, representar) *actor*

3. O sufixo *-or* também se usa para formar substantivos que indiquem o "instrumento"
*apprehender* (prender) *apprehenditor* (prendedor)
*appunctar* (apontar) *appunctator* (apontador)
*ventilar* *ventilator*

4. Os substantivos abstratos formam-se ajuntando-se ao adjetivo sufixos, como *-essa, -itate, -itude*; algumas vezes *-or*:
*pur* * puressa* (pureza)
*human* (humano) *humanitate* (humanidade)
*recte* (reto) *rectitude*
*large* (largo) *largor* (largura)

5. O aumentativo forma-se com *grande*, e o diminutivo com *parve, micre*; outras vezes, com os sufixos *-etta, -etto*, algumas vezes *-ula*:
*fenestra* * fenestra grande*
*paniero* (cesto, a) *paniero micre*
*nave* (barco) *navetta* (barquinho)
*libro* (livro) *libretto* (livreto)
*gutta* (gota) *gutticula* (gotícula)

Exercitios
1. Forma substantivos (nomines) que indica le *stato* o *action* (1):
a) *venir* (vir), *cader* (cair), *sortir* (sair).
b) *fixar, acceptar, opponer* (*oppos-*).
c) *assecurar, assister, persister*.
d) *dosar, foliar, passar*.
e) *incoragiar, developpar* (desenvolver), *avantiar* (adiantar).

2. Forma substantivos que indica le *agente* (2):
*professar, scriber* (*script-*) (escrever), *travaliar* (trabalhar), *diriger* (*direct-*) (dirigir).
3. Forma substantivos que indica le *instrumento* (3):
*aperir, essugar* (apagar), *dispulverar* (limpar), *conducer* (*conduct-*) (conduzir).
4. Forma substantivos abstracte (4):
a) *acute* (agudo), *stricte* (estreito), *basse* (baixo), *alte* (alto), *car* (caro), *large* (grande).
b) *nove* (novo), *rar* (raro), *breve*, *equal* (igual), *vacue* (vácuo), *scholar* (escolar).
c) *alte*, *recte*, *longe*, *plen* (pleno).
d) *spisse* (espesso), *lente* (lento), *longe* (comprido).

5. Forma le diminutivo con *-etto, -etta* e *-ula* (5):
*stella* (estrela), *flor, libro, gutta, radice* (raiz).


2. Plural dos Substantivos
1. Forma-se o plural dos substantivos, regra geral, ajuntando-se *-s* ao singular:
*alumno alumnos
*tabula tabulas
*heroe heroes*

2. Os substantivos terminados em consoante ajuntam *-es* para formar o plural:
*autobus* *autobuses*
*flor* *flores*
*lection* *lectiones*
*chal* (xale) *chales*

3. Se o substantivo terminar em *-c*, acrescenta-se *-h-* (para conservar a pronúncia do *c* no plural):
*roc* (roque) *roches*
*albricoc* (abricô) *albricoches*

4. Os plurais irregulares ocorrem em palavras estrangeiras:
*drug* (inglês, droga) *drugs*
*handicap* (inglês, obstáculo) *handicaps*
*portrait* (francês, retrato) *portraits*
*rail* (inglês, carril) *rails*
*champignon* (francês, cogumelo) *champignons*
*reservoir* (francês, reservatório) *reservoirs*
*tank* (inglês) *tanks*
*tunnel* (inglês) *tunnels*
*addendum* (adendo) *addenda* (neo-latim)

5. Palavras cienfíficas terminadas em *-is* formam o plural mudando-se o *-is* em *-es*:
*genesis* (ou *genese*) *geneses*
*hepatitis* *hepatites*
*neurosis* *neuroses*
*synopsis* *synopses*
*oasis* *oases*

6. As palavras compostas com o segundo elemento terminado em *-es*, não mudam no plural:
*un guardacostas duo guardacostas
*un paracolpos *(pára-choque) *duo paracolpos*
*un rumpenuces* (quebra-nozes) *duo rumpenuces*

Exercitios
1. Pone in le plural le substantivos (1, 2, 3):
*littera, stilographo, papilion* (borboleta), *corbe* (cesto), *taxa* (imposto), *pluma* (pena), *jardin, fenestra, pisce* (peixe), *latere* (lado), *vitro* (vidro), *baston, compasso, tomate, libro* (livro), *rector* (reitor), *avion, pincel, color* (cor), *bambu, ostio* (porta), arbore* (árvore), *stilo* (lápis), *barril, uxor* (esposa), *turre* (torre), *cassa* (caixa).
2. Pone in le plural le substantivos (4, 5, 6)
*reservoir, oasis, tunnel, rumpenuces, portrait, synopsis, addendum, rail, chef*.


3. Gênero dos Substantivos

Não há gênero gramatical em interlingua.
1. Todavia, nos substantivos de seres animados a final *-o* designa o masculino: *puero* (menino), *alumno* (aluno), *catto* (gatto).
2. Nos substantivos de seres animados a final *-a* designa o feminino: *puera, alumna*.
3. Há substantivos de seres animados que tanto se empregam paro o masculino como para o feminino; são comuns de dois: *monarcha, patres* (pais), *parente* (parente, -a), *sportista, serviente* (servente).

Distinguem-se o masculino, feminino ou os substantivos comuns de dois:
a. Por meio de uma palavra diferente para o masculino:
*patre* (pai) *matre* (mãe)
*fratre* (irmão) *soror* (irmã)
*oncle* (tio) amita*

b. Por meio do sufixo *-or* que geralmente indica o masculino:
*director, factor* (feitor), *operator* (operador).
c. Por meio do sufixo *-essa* ou *-ice* do feminino:
*herede* (herdeiro) *heredessa*
*actor* * actrice* (atriz)

d. Por meio dos sufixos *-ista, -ante, -ente* para os substantivos comuns de dois:
*artista, vigilante, scribente* (escrevente).

Exercitios
1. Dona le feminino del substantivos: *oncle, tigre, fratre, gallo, filio* (filho), *cavallo, sposo* (esposo), *vulpe* (raposo), *actor, homine, senior* (senhor), *bove* (boi), *nepto* (sobrinho), *patre, laborator, granpatre* (avô)*, Sr., granfilio.*
2. Dona le masculino: *matre, tigressa, amita, filia, cavalla* (égua), *seniora, vacca, laboratrice, gallina* (galinha), *nepta* (sobrinha), *femina* (mulher), *Sra., sposa, actrice, granmatre* (avó), *vulpessa, soror, granfilia.*
3. Determina le generes con le litteras m (masculino), f (feminino), c (commun)): *puero ....., artista ....., soldato* (soldado) *....., infante* (criança) *....., orphano* (órfão) *....., chef* (chef, -a) *....., alumno ....., presidente ....., soror ....., monarcha ....., granparentes* (avós) *....., initiante* (iniciante) *....., viduo* (viúvo) *....., oncle ....., contessa* (condessa) *....., modista ....., imperatrice ....., tutor ....., cliente .....*


4. O Adjetivo
1. Os adjetivos terminam numa vogal ou consoante. O primeiro grupo termina quase sem exceção em *-e*, o segundo em uma das consoantes *-c, -l, -n, -r*. Desde que outras palavras podem ter as mesmas terminações, estas não identificam adjetivos, as quais podem ser sòmente notadas pela função que representam na sentença ou, à vezes, por um sufixo: *attente, claudite, blau* (azul), *numeric* (numérico), *personal, gallecian* (galego), *obscur* (escuro).
2. Não há inflecção ou concordância do adjetivo:
*le puero es quiete le pueros son quiete*
*le puera es attente le pueras son attente*
*le cassa esseva oval le cassas esseva oval*

3. Os adjetivos qualificativos podem preceder ou seguir o substantivo. Esta posição é mais frequente e, por isso, normal. O adjetivo precedendo o substantivo tende a indicar uma propriedade ocasional do substantivo e o adjetivo que seque o substantivo apresenta uma propriedade do substantivo a distinguir de outros:
*Le immediate reaction del governator impediva le disordine* (desordem).
*Le lingua international e le linguas national.*
4. Os adjetivos polissilábicos raramente podem ficar antes dum substantivo; adjetivos curtos como *bon, belle, breve, multe* (muito), *grande, parve, longe*, etc. usualmente vêm antes do substantivo. As duas possíveis posições do substantivo nunca exprimem dois significados distintos:
*un puera attente
*un ronde tabula
*le stricte cammino* (caminho)

5. Os adjetivos numerais (cardinais e ordinais) precedem o substantivo que qualificam:*
*ecce* (eis aqui) *duo libros
*interlingua in le *septime e octave grado* (grau)

Exercitio
Pone in le plural le phrases (1):
1) *le ceresia* (cereja) *esseva rubie.*
2) *Vos ha un manuscripto regular*.
3)* Io ha un gumma elastic* (borracha) *de tinta.*
4) *Ille scribe super* (sobre) *un quaderno.*
5) *Le folio del arbore es verde*.
6) *Ibi* (ali) *es un obscur papilion.*
7) *Claudia ha un pincel vetule* (velho).
8) *Guillermo lege un libro utile.*
9) *Il esseva un bon option* (opção).


5. Formação dos Adjetivos
1. Podem-se usar adjetivos como substantivos e, como tal, tomam a forma de plural:

*Qual oranges* (laranjas) *te gusta? Le dulces* (doces).
*Multe riccos son infelice.*
2. Em muitos casos adjetivos convertem-se em verdadeiros substantivos, com o final *-o* (masculino) e o final *-a* (feminino). Entre estes encontram-se todos os adjetivos que terminam em *-an, -ari, -ate, -c (-esc, -ic), -ide, -ime, -in, -ite, -ive, -ori, -ose*:

*parve un parvo
*african africanos
*hypothecari hypothecario
*passate* (passado) in le passato
*ric* (rico) le riccos
*characteristic un characteristica
*vintesime un vintesimo
*explosive un explosivo

3. Há adjetivos que têm a mesma forma quando usados como substantivos: *brave, leve, grande, verde, folle* (louco), *molle, forte, triste, juvene* (jóvem), *omne* (todo), *plure* (diversos), *ancian* (velho), *central, qual, tal, cruel, fidel* (fiel), *commun, major, minor* (menor), etc.:

*un folle le tristes un juvene e un ancian*
4. Podem formar-se adjetivos por meio de sufixos, tais como *-al* (característica de, pertinente a), *-an, -ian* (pertinente a, nativo de, originário de), *-ar, -ari* (pertinente a), *-ese* (pertinente a, nativo de), *-ic, -tic* (pertinente a, caracterizado por), *-issime* (grau extremo de qualidade), *-ose* (conteúdo, rico de, caracterizado por), *-ive* (tendo a tendência a ou a função de), *-ori* (relativo a, servindo para):

*septimana septimanal*
*Africa african*
*Brasil brasilian*
*populo popular*
*ferrovia ferroviari*
*China chinese*
*burgo burgese*
*hygiene hygienic*
*problema problematic*
*fidel fidelissime*
*pluma plumose*
*affirmar affirmative*
*preparar preparatori*

5. O antônimo forma-se juntando-se o prefixo *in-, im*, às vezes *dis-*:
*equal inequal
*proprie improprie
*attentive disattentive* (desatento)


Exercitio
1. Forma adjectivos derivate ab le substantivos o verbos:
1) *horizonte, latere, mense*
2) *Corea, Arabia, Christo*
3) *luna* (lua), *familia, legenda* (lenda)
4) *Japon, Francia, burgo*
5) *geographia, anatomia, ellipse*
6) longe, belle, folle
7) *periculo, invidia* (inveja), *fama*
8) *definir, excluder* (excluir), *attender*
9) *obligar, probar* (provar), *demarcar*

2. Dona le antonymo del adjectivos:
1) *habile, par, felice, matur*
2) *attentive, agradabile, facile, necessari*
3) *active, variabile, animate, juste*
4) *perfecte, personal, mobile, mortal*


6. O Artigo Definido
1. O artigo definido é *le* (o, a, os, as). É invariável em gênero e número:
*le puero le pueros
*le puera le pueras
*le classe le classes

2. Quando as preposições *a* e *de* precedem o artigo definido, elas se contraem em *al* e *del*:
*del preceptor al alumnos
*le ludo *(brinquedo)* del pueros*

3. Emprega-se antes de substantivo no singular para indicar uma classe ou espécie:
*le elephante es un animal grande
*le musca *(mosca)* es un insecto commun*

4. Antes dos nomes dos dias da semana e estações de ano:
*illa veniva in le sabbato
*ille lassara le burgo in le hiberno *(inverno)*
5. Não se usa o artigo definido antes dos nomes de pessoas (a menos que un adjetivo o preceda), países e continentes, ilhas e cidades:
*Louisa esseva absente* (ausente) *iste septimana
*Europa es un continente
Mas: *Le vetule Silva laborava ancora* (ainda).
6. Antes de substantivos comuns no plural usados em sentido geral:
*Alumnos ha assistite a schola regularmente
*Lilios son generalmente blanc*

Exercitio
Plena le spatios con le articulo definite o omitte lo, si isto es le correcte:
1) *..... blau penna stilographic esseva de Blanca* (Branca), *non de Rosa.
2) *..... limones torna flave* (amarelos) *quando matur.*
3) *..... illa vade a ..... mercato in ..... dominicas.*
4) *..... creta ha essite in ..... cassas de carta.*
5) *..... Laurence non apportara su infantes a ..... schola.*
6) *..... dominica es un die de reposo* (descanso).
7) *..... Espania non es un pais tropical; ..... Brasil es.
8) *Illa ha venite a ..... ecclesia in le matino* (manhã).
9) *..... folios cade ab ..... arbores in ..... autumno.*
10) *Nos habera ..... vacantias longe in ..... mense de ..... decembre e januario.*
11) *..... infantes gusta ludos.*
12) *..... lilio, ..... rosa e ..... dahlia son flores.*
13) *..... Anglaterra e ..... Francia son in ..... Europa.*
14) *..... catto es un animal.*


7. O Artigo Indefinido
1. O artigo indefinido é *un* (um, a). É invariável em genêro sòmente, porque só se emprega antes de substantivo no singular:
*un homine, un femina, un vitro*
2. Emprega-se antes de substantivos que indiquem profissão, nacionalidade, estado, creança, classe:
*ille es un pianista
*illa es un brasiliano, non un arabe*
*ille deveniva *(tornou-se) *un orphano a septe annos*

3. Em lugar de *qualcunque* (qualquer):
*le chaise es leve; un puero lo apportara
*aperi un fenestra in le camera*

4. Depois de *con* e *sin* (sem) seguidos de substantivo concreto:
*le puera scribe con un creta
*ille homine veniva sin un parapluvia*

Exercitio
Plena le spatios con le articulo indefinite:
1) *Illa ha ..... stilo blau pro scriber.*
2) *Omne* (todo) *alumno apporta ..... stilo (de graphite)* (lápis) *e ..... gumma.*
3) *Ille ha designate con ..... creta flave e ..... esquadra* (esquadro).
4) *Nulle* (nem) ..... *corbe es in le angulo*.
5) *Il es ..... honor pro le schola.*
6) *Essente ..... methodista ille es ..... alumno ordinate.*
7) *Margarita, non Claudia, es ..... persona eccentric.*
8) *Le femina esseva ..... herede.*
9) *Il ha ..... vacca blanc in le clausura* (cercado).
10) *Le tabula non es pesante* (pesada);* ..... infante lo tirara* (arrasta-la-á).
11) *Iste pueros veniva sin ..... libro.*
12) *Ille essera ..... vitrero* (vidraceiro), *non ..... actor.*
13) *Le puera nasceva* (nasceu) *in Italia e esseva ..... italiana.*
14) *Le granmatre deveniva ..... vetule* (anciã) *felice*.


8. Adjetivos Demonstrativos

Os adjetivos demonstrativos são:
*Iste* (este, -a, estes, -as)
*Ille* (aquele, -a, aqueles, -as)
*Le mesme ... que* (o mesmo ... que)

1. *Iste* usa-se para indicar uma pessoa ou coisa, ou algumas pessoas ou coisas que estejam perto:
*iste schola non es pro infantes
*iste ludos hic son de Thomas

2. *Ille* usa-se para indicar uma pessoa ou coisa, ou algumas pessoas ou coisas que estejam longe:
*ille puera ibi es Emilia
*ille cometas (de papiro) son distante in le celo
3. *Iste* significa "o primeiro, o mais próximo":
*io apportava iste libro, non le dictionario
*io prendera iste vitro, non le flave
4. *Ille* significa "o último de dois, o mais afastado":
*ille claudeva le porta, non ille fenestra
*ille inseniara le infante, non ille puero

5. *Le mesme* emprega-se para identificar uma pessoa ou coisa:
*ille veniva ab le mesme classe que Julia
*le exercitio de Maria ha le mesme errores que illo de Helena
Exercitio
Plena le spatios con le adjectivo demonstrative convenibile:
1) *..... puera hic es Alice, non Brigitte* (Brígida).
2) *..... pueros ibi son Louis e Mauritio.*
3) *..... bureau frontal non ha essite vacante* (vagas).
4) *Ille committeva ..... errores ..... antea.*
5) *..... tabula e chaise al latere* (a un lado) *son pro le preceptor; le bureau pro le alumnos.*
6) *..... cassa gris trans* (do outro lado de) *ibi es guttante.*
7) *..... can brun-rubie plus distante* (acolá) * pertine al nepote del director.*
8) *In ..... vespere le aere esseva suave.*
9) *..... pluma in le cavia* (gaiola) *es del avicula*.
10) *..... sportistas in le agro* (campo) *son reveniente*.
11) *..... par de folios simila* (parece-se com) *un papilion.*
12) *..... autumno del anno ha essite fructuose.*
13) *Le pueros volava* (soltavam) *cometas (de papiro); ..... infante esseva rolante* (rodando) *un rota.*
14) *Illes esseva ..... questiones ..... ille demandava.*


9. Adjetivos Numerais (Números Cardinais)

Os adjetivos numerais cardinais são:
0 zero 3 tres 6 sex 9 novem
1 un 4 quatro 7 septe 10 dece
2 duo 5 cinque 8 octo

1. De 11 até 19 inclusive, não se usa a conjunção *e*:
11 dece-un o: undece 16 dece-sex sedece
12 dece-duo duodece 17 dece-septe septendece
13 dece-tres tredece 18 dece-octo octodece
14 dece-quatro quattuordece 19 dece-novem novendece
15 dece-cinque quindece

2. De vinte em diante é facultativo o uso da conjunção *e*:
21 vinti-un o: vinti e un 22 vinti-duo vinti e duo
23 vinti-tres vinti e tres

3. De 30 até 90 inclusive, ajunta-se *-anta (-nta)* à unidade:
30 trenta 70 septanta
40 quaranta 80 octanta
50 cinquanta 90 novanta
60 sexanta
4. Também depois de 100, não se usa a conjunção *e* e nem o hífem:
100 cento 1.000 mille
101 cento un 2.000 duo milles
200 duo centos 1.000.000 un million
É de recomendar-se não usar nem pontos nem vírgulas em tripletos de cifras em números grandes:
1.358.241 un million tres centos cinquanta-octo milles duo centos quaranta-un
5. Nas datas o dia do mês indica-se pelo ordinal, mas permite-se o cardinal para o primeiro dia:
*le 1 de maio (le un de maio) *o:* le prime de maio
*le 25 de decembre (le vinti e cinque de decembre)*

Exercitios
1. Scribe con litteras:
1) *7 plus 4 es 11.*
2) *15 minus 2 es 13.*
3) *5 vices 6 es 30.*
4) *Le medietate de 18 es 9.*
5) *Un tertio de 21 es 7.*
6) *Un quarto de 12 es 3.*
7) *Io ha obtenite 16 monetas* (moedas) *differente.*
8) *Illa ha recoltate* (apanhou) *3 oranges matur*.
9) *Io plantava 20 pendiculos de dianthos in le vespere.*
10) *Nos esseva in ille casa vetule 10 annos.*
11) *Henrico es solmente* (apenas) *8 annos de etate.*
2. E le sequente:
1) *Un par es componite de 2 cosas, personas o partes.*
2) *Un vintena es un gruppo de 20.*
3) *Un die ha 24 horas.*
4) *Un mense ha 30 o 31 dies.*
5) *Un semestre ha 6 menses.*
6) *Un anno ha 12 menses.*
7) *Un seculo es un gruppo de 100 annos.*
8) *Un millennio ha 1.000 annos.*
9) *Ille urbe* (cidade) *ha 1.344 habitantes.*
10) *Illo esseva fundate in le anno 1910.*
11) *Il era 16.10 per le horologio de pariete.*

3. Scribe le datas sequente:
1) 1920 2) 1844 3) 1552 4) 1701 5) 1938 6) 1972 7) 1988 8) 1500 9) 1212.


10. Adjetivos Numerais (Números Ordinais)
Os adjetivos numerais ordinais são:
1-me prime 6-te sexte
2-nde secunde 7-me septime
3-tie tertie 8-ve octave
4-te quarte 9-ne none
5-te quinte 10-me decime
11-me decimo-prime o: dece-prime
12-nde decimo-secunde dece-secunde
13-te decimo-tertie dece-tertie
14-te decimo-quarte dece-quarte
15-te decimo-quinte dece-quinte
16-te decimo-sexte dece-sexte
17-me decimo-septime dece-septime
18-ve decimo-octave dece-octave
19-ne decimo-none dece-none

1. Os demais ordinais simples formam-se dos cardinais correspondentes juntando-se *-esime*:
20-me vintesime 90-me novantesime
21-me vinti-prime 100-me centesime
22-nde vinti-secunde 101-me cento-prime
30-me trentesime 200-me duo-centesime
40-me quarantesime 300-me tres-centesime
50-me cinquantesime 1.000-me millesime
60-me sexantesime 2.000-me duo-millesime
70-me septantesime 1.000.000-me millionesime
80-me octantesime

2. O uso dos ordinais não está preso a regras estritas. Assim, pode dizer-se:
*Le tertie capitulo* o: *capitulo tres
*Carolo quinte Carolo cinque*

Mas: com os nomes de imperadores, reis, etc., sempre se usa o ordinal para indicar o primeiro:
*Elisabeth prime de Anglaterra*
3. Também nas datas, referindo-se ao primeiro dia do mês, emprega-se o ordinal:
*deman sera le 1 (prime) de maio
le prime de februario esseva un sabbato*

Exercitios
1. Plena le spatios con le adjectivo ordinal convenibile:
1) *Frederico ..... (1-me) esseva le rege de Danmark.*
2) *Napoleon ..... (3-tie), imperator de Francia.*
3) *Le ..... (1-me) de januario es le die del Fraternitate Universal.*
4) *Le ..... (1-me) de augusto, le die del timbro brasilian.*
5) *Illo esseva le ..... (8-ve) capitulo.*
6) *Iste, le ..... (9-ne).*

2. Scribe con litteras:
1) 1-me, 2-nde, 3-tie, 4-te, 5-te, 6-te, 7-me, 8-ve, 9-ne.
2) 10-me, 11-me, 20-me, 21-me, 30-me, 31-me, 40-me, 102-nde.
3) 200-me, 303-tie, 405-te, 1.000-me, 2.001-me, 1.000.000-me.


--retorno al contento