Línguas dominantes na História

Nós sabemos, através da História, que o grego foi a língua mais divulgada entre as nações, depois da criação do Mundo Helenístico por Alexandre Magno. Este lugar tinha sido anteriormente ocupado pelo acadiano, sânscrito, egípcio antigo, persa e aramaico.

Também estudamos que o latim se tornou o idioma mais importante da antiga cultura clássica ocidental. Durante a Idade Média, devido à influência eclesiástica, o latim continuou a ser a “lingua franca”. Dele descendem muitas línguas modernas.

O italiano, durante a Renascença, se tornou o idioma mais conhecido, por causa do comércio, arte e música, lideradas pelas cidades de Gênova e Veneza. O árabe também foi propagado devido à expansão religiosa até o norte da África. O turco foi difundido em seu enorme império no Oriente Médio.

Durante a época das Grandes Descobertas Marítimas, o português foi o idioma mais divulgado. Depois, a economia lusitana caiu no mercado mundial. Então, o castelhano passou ao lugar de língua mais falada no mundo, porque a Espanha possuía extensos domínios ultramarinos.

A queda do império hispânico facilitou à Holanda dominar os pontos comerciais mais importantes do mundo. Como reflexo, o holandês se tornou uma língua franca. Todavia, rapidamente o império neerlandês caiu. Na Europa, ocorreu a Revolução Francesa. Logo, o francês era a segunda língua das pessoas “cultas”. Ao mesmo tempo, acontecia a Revolução Industrial na Inglaterra. As línguas russa e escandinava também se expandiram no norte europeu, durante certo tempo.

Atualmente se fala e estuda mais o inglês no Ocidente; swahili na África; japonês, chinês, árabe e hindi no Oriente — que são grandes línguas de importância. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas pareciam dominar a Europa, muitas pessoas estudaram o alemão. Posteriormente, esse interesse diminuiu.

Evidentemente, quando um país não influi sobre outro, sua língua perde importância. Hoje, devido à influência estadunidense, existem pessoas que pensam ser o inglês americano a língua universal. Se estas mesmas pessoas vivessem na Europa do Leste na época da influência soviética, com certeza acreditariam que a língua mundial só poderia ser o russo!

Uma análise racional nos provará que jamais um idioma nacional será aceito como verdadeiramente internacional pelos outros povos e nações. A única solução possível é a adoção de uma língua auxiliar internacional politcamente neutra como a Interlíngua, uma língua-ponte entre as diversas culturas — um idioma fácil e natural com uma gramática simples, cuja base está nas raízes greco-latinas, a fonte universal da moderna civilização tecnológica mundial.


UBI :: Union Brasilian pro Interlingua :: União Brasileira pró Interlingua
http://www.interlingua.org.br/